Ano Novo e a Glória de Deus



Aqui está um pensamento para esta semana do Ano Novo bíblico, que não é no outono como diz a tradição judaica, nem em janeiro como diz a tradição secular; mas esta semana, o primeiro dia de Nissan, o primeiro mês (Êxodo 12.2).


Nesta mesma semana, na porção semanal da Torá na tradição judaica, a última seção do livro do Êxodo é lida. O que encontramos lá? Houve um evento importante que ocorreu nesta data; isto é, no Ano Novo bíblico.


Êxodo 40.2

בְּיוֹם־הַחֹדֶשׁ הָרִאשׁוֹן בְּאֶחָד לַחֹדֶשׁ; תָּקִים אֶת־מִשְׁכַּן אֹהֶל מוֹעֵד׃


No primeiro dia do primeiro mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação.


Este foi o primeiro mês do segundo ano no deserto. Todos os eventos, desde o êxodo até a construção do tabernáculo, levaram um ano como preparação. No Ano Novo do segundo ano, o tabernáculo com a tenda da congregação estava finalmente pronto e erguido.

Não apenas a tenda e o tabernáculo foram erguidos, mas a glória de Deus encheu o tabernáculo.


Êxodo 40.34-35


וַיְכַס הֶעָנָן אֶת־אֹהֶל מוֹעֵד; וּכְבוֹד יְהוָה, מָלֵא אֶת־הַמִּשְׁכָּן׃ וְלֹא־יָכֹל מֹשֶׁה, לָבוֹא אֶל־אֹהֶל מוֹעֵד, כִּי־שָׁכַן עָלָיו הֶעָנָן; וּכְבוֹד יְהוָה, מָלֵא אֶת־הַמִּשְׁכָּן׃

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.


Agora esse é um grande significado para o Ano Novo. A glória de Deus haverá de encher o lugar do encontro marcado. Lembre-se de que o tabernáculo e o templo são símbolos sacerdotais que também apontam para um significado espiritual mais amplo.


Há uma promessa profética aqui de que a presença e a glória de Deus encherão tudo. “Toda a terra se encherá da sua glória” (Números 14.21; Isaías 6.3; 11.9; Habacuque 2.14; Salmos 72.19). O primeiro dia do ano é para nos lembrar do objetivo final de Deus, que é encher todas as coisas e todas as pessoas com sua própria pessoa. O propósito final é conhecido desde o primeiro pensamento; o fim desde o começo.


Este é o cenário e o pensamento por trás da preparação para a Páscoa, que vem imediatamente depois, apresentando Yeshua como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29).


Se o dia de Ano Novo bíblico marca o enchimento da glória de Deus, o que isso significa para você e para mim pessoalmente este ano? Vamos lembrar por que estamos aqui e qual é o propósito final de Deus para nós. Que o Senhor o abençoe com um ano novo santo e que sua gloriosa presença o encha em tudo o que você fizer!



Contact Us

Email: info@reviveisrael.org

Revive Israel
Yad HaShmona, 90895
Judean Hills, 
Israel

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
ecfalogo 2.png
Copyright © 2021 Revive Israel. All rights reserved  |  Privacy Policy
Member Accredited.