Voltar para Artigos


logo

© 19 de outubro 2018 Revive Israel Ministries

Padrão Repetitivo de Israel

Cody Archer

wall

Ao longo do livro de Juízes, há um padrão claro que acredito ainda se repetir hoje. Funciona da seguinte forma:

Depois de sair do Egito, o povo de Israel começou a conquistar a terra de Canaã (Israel) e a se estabelecer nela. Por não obedecerem totalmente ao Senhor, destruindo a idolatria na terra, eram seduzidos por ela. Faziam mal aos olhos do Senhor Deus de seus pais, prostrando-se e servindo aos deuses dos povos cananeus. Isso enfurecia o Senhor e, assim, ele os entregava nas mãos de saqueadores e os vendia na mão de seus inimigos como escravos.

Fundo do Poço

A impotência e a aflição deles acabavam fazendo com que se voltassem para o Senhor e implorassem por libertação. O Senhor tinha misericórdia e levantava um juiz ou profeta, e este os livrava das mãos de seus inimigos. No entanto, quando o juiz ungido morria, o povo mais uma vez se revertia aos seus caminhos idólatras e até mesmo se comportava de maneira mais corrupta do que seus pais (Juízes 2.11-23). Então o padrão se repetia novamente. 

Às vezes, havia anos ou décadas de paz e tranquilidade entre Israel e seus vizinhos. Em outras ocasiões, os inimigos de Israel conseguiam tomar de volta a posse da terra que Israel havia conquistado (Juízes 3.13), e às vezes deixavam Israel à beira da fome, devorando sua produção agrícola (Juízes 6.1-7).

O sucesso ou fracasso de Israel sempre esteve ligado à condição de coração de seguir totalmente ao Senhor ou não. Quando eles se desviavam dos caminhos do Senhor, ele se voltava contra eles. Quando obedeciam e seguiam ao Senhor, nada conseguia resistir-lhes (Juízes 7). O arrependimento nacional trazia a presença de Deus, paz, prosperidade e posse mais completa da terra.

Apenas Uma Solução

Esse padrão ainda parece estar se repetindo no Israel de hoje. Atos de terrorismo e ataques às fronteiras de Israel vêm em ondas sucessivas. Eu acredito que Deus esteja permitindo essas coisas a fim de chamar a atenção de seu povo. Sim, podemos certamente apontar o dedo para o Diabo, o antissemitismo, o islamismo radical e uma série de outros espinhos no lado de Israel como as causas do incômodo, mas não representam o quadro completo. Até que haja arrependimento nacional e Israel se volte para Yeshua para buscar tanto a salvação espiritual quanto a física, eu não prevejo que os inimigos de Israel se afastem tão cedo.

Israel não precisa de um exército melhor para parar as pipas incendiárias, os foguetes e os túneis de terror. Em vez disso, é preciso que seus corações se voltem totalmente para o Deus de seus pais e para seu Filho Yeshua.

Felizmente esse arrependimento de coração foi profetizado (Zacarias 12; Ezequiel 36)! Todo Israel será salvo quando clamar por seu único Juiz/ Profeta/ Messias que pode salvá-los (Romanos 11; Mateus 23.39). Yeshua responderá a esse chamado e derrotará todas as nações que atacarem Israel (Zacarias 14). Ele então se sentará no trono de Davi como o eterno Rei de Israel e restaurará paz e prosperidade, não apenas em Israel, mas em toda a Terra (Isaías 2).

Atalaias, Não Fiquem em Silêncio!

Orar para que Israel se arrependa e se volte para Yeshua como uma nação é da mais alta importância e prioridade (Romanos 10.1). Não nos cansemos de ficar na brecha por este povo que foi restaurado à sua terra, mas está sob ataque constante e ainda não foi restaurado ao seu Deus.


Lidando com a Poligamia

Asher

Como devemos lidar com um casamento polígamo quando as pessoas envolvidas alcançam a fé em Yeshua? Asher Intrater compartilha alguns princípios bíblicos ao lidar com essa questão.

ASSISTA AQUI!

Legendas disponíveis em: francês, coreano, polonês, português, espanhol e holandês.


Voltar