Voltar para Artigos


logo

©27 de novembro 2015 Revive Israel Ministries

Rainha das Epístolas

Cody Archer

A epístola aos Efésios foi escrita e enviada como uma carta que deveria circular por todas as congregações asiáticas implantadas por Paulo, das quais Éfeso fazia parte. Nas outras epístolas escritas por Paulo, vemos um padrão em que ele estende saudações pessoais àqueles que conhece. Efésios é a carta mais impessoal que Paulo escreveu. Não há praticamente nenhuma saudação pessoal, e não trata de nenhuma questão local específica, como ele faz em suas outras cartas. Em dois lugares, Paulo comenta que ainda não conhece alguns dos seus leitores, e que apenas ouviu falar da sua fé (Ef 1.15; 3.2).

Quando analisamos os manuscritos originais em grego, vemos uma introdução diferente do que a maioria das traduções modernas nos oferece. O primeiro verso no original começa assim: Paulo, aos santos que são fiéis em Cristo Jesus. Não há nenhuma referência à cidade de Éfeso. No verso dois, Paulo, como em todas as suas cartas, saúda seus leitores com as palavras – graça e paz. Graça no grego é charis e era uma saudação comum entre as pessoas de língua grega, assim como paz - shalom em hebraico era a saudação comum entre aqueles que falavam hebraico. Paulo está escrevendo tanto a judeus como a gregos.

Paulo escreveu essa carta no fim de sua vida enquanto estava preso em Roma. Ele usa setenta palavras que não usou em nenhuma outra carta. Paulo tinha menos distrações, não estava viajando e tinha muito mais tempo para pensar na prisão. Isso explica por que muitos estudiosos se referem a essa carta como a “Rainha das Epístolas”, devido à sua linguagem expressiva e de alto nível. No primeiro capítulo, Paulo escreve uma frase que continua por oito versículos (3-10)! Eu imagino que, depois de anos de obediência, intimidade e encontros sobrenaturais com Deus, ele está transbordando de emoção e adoração enquanto cuidadosamente escreve sob a inspiração do Espírito Santo. 

A epístola aos Romanos pode ser considerada a teologia sistemática de Paulo, mas nesta carta aos efésios, ele registra as revelações mais sublimes e de maior peso espiritual. Entender o contexto dessa epístola como uma carta circulante para ser lida por todos e sua ênfase no relacionamento que judeus e gentios têm em Yeshua – faz desse livro um manual claro para unidade e preparação para o retorno de Yeshua. Que possamos voltar a essa epístola regularmente para que nossos pensamentos sejam elevados, purificados e colocados em ordem de tal forma que nos tornemos santos e sem culpa diante dele em amor!


Pão e Vinho (Parte 1)

Nesta primeira parte de um ensino dividido em duas ministrações, Asher fala sobre o significado do pão que é repartido na ceia do Senhor. O que estamos de fato declarando quando comemos o pão? Para assistir em inglês com tradução para o chinês, clique AQUI!


Uma GERAÇÃO Bio-Tecnológica

David

As últimas décadas viram o surgimento de um tipo diferente de explosão de TI (tecnologia da informação). Não a explosão da qual a Microsoft e a Apple fazem parte, mas uma explosão de descoberta no âmbito de antigas bio-nano-tecnologias. É o tipo de coisa que Deus projetou em cada uma das nossas células, tecidos, órgãos e sistemas biológicos: no corpo humano e em milhões de outras criaturas.

“… porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto… Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.” (Romanos 1.18-20)

Muita coisa já era óbvia muito antes de Paulo escrever a epístola aos romanos. Há tanto que pode ser conhecido sobre o Criador ao olhar para a beleza e ordem da Criação numa escala macro.

Tecnologia de Elite

Nas últimas décadas, cientistas estão aprendendo cada vez mais sobre a engenharia dos organismos vivos. Pesquisadores estão descobrindo tantas soluções e patentes engenhosas, que uma área totalmente nova de pesquisa foi lançada, chamada “biomimetismo”. Empresas de engenharia estão poupando anos dispendiosos de pesquisa e desenvolvimento ao absorver as “ideias” que foram projetadas para a vida. Velcro é uma cópia de sementes de rebarba que grudam nas calças. O desenvolvimento da asa do avião ainda é baseado nas asas dos pássaros.

Como engenheiro, pessoalmente busco visualizar as criaturas ao meu redor como uma paisagem cheia de bio-robôs rastejando, nadando, correndo e voando. Na verdade, todos eles são máquinas autônomas de tecnologia de elite capazes de desempenhar funções incríveis, e superam de longe qualquer tecnologia que a humanidade tenha desenvolvido.

Ateísmo em Declínio

Muitos cientistas objetivos, e até mesmo filósofos, aqueles que conhecem as descobertas biológicas, estão fazendo a dedução de Romanos 1.19, e abandonando uma visão de mundo ateísta. Vivemos numa geração de Romanos 1 – um tempo em que, mais do que em qualquer outro na história, pensadores de mente aberta deveriam ser capazes de compreender logicamente a existência do “Designer Inteligente” ao olhar para o mundo que se manifesta à nossa volta.


Facebook

Você está nos seguindo no facebook? Estamos postando quase todos os dias no Facebook coisas que você não encontrará em nosso informativo semanal. Fique atualizado sobre o que está acontecendo no Revive Israel toda semana seguindo-nos no Facebook!


Ana Elech

'Ana Elech', where will I go (aonde irei), é uma coleção de dez músicas escritas por Birgitta Veksler, inspiradas nos salmos e tocadas em sua língua original – o hebraico. As músicas refletem o anseio por um Salvador, o Messias que está cravado no coração do povo judeu.

Para saber mais sobre Birgitta e seu novo CD, acesse www.birgittaveksler.com


Voltar