Voltar para Artigos


logo

©13 de dezembro 2013 Revive Israel Ministries

Israel e a Igreja

Asher Intrater

Nos capítulos de 1 a 8 de Romanos, Paulo fala sobre o plano de salvação para indivíduos. Nos capítulos de 9 a 11, ele escreve a respeito do plano soberano de Deus para Israel e as nações. Ele viu que, de acordo com as profecias, Jerusalém seria destruída em breve, e Israel enviado a um longo período de exílio. Ele também viu que o evangelho estava se espalhando pelas nações e igrejas estavam sendo formadas.

Esse foi um ponto de mudança dramático no desenvolvimento do reino de Deus. O que isso poderia significar? Para que direção seguiria? Paulo pôde ver o mistério que a ecclesia internacional continuaria a crescer até que a "plenitude dos gentios" fosse alcançada (Romanos 11.25); o que seria acompanhado de uma restauração de Israel culminando em "todo o Israel sendo salvo" (Romanos 11.26).  

Esses dois conceitos – a plenitude dos gentios e a salvação de Israel – possuem uma importância enorme. Eles são os fundamentos do reino de Deus, previstos na Torá e predestinados desde o início dos tempos. Quando Dan Juster, Eitan Shishkoff e eu começamos a Tikkun Internacional, nós escolhemos como uma declaração da nossa visão, "A Restauração Dupla de Israel e da Igreja."

A salvação de Israel pode ser vista desde a bênção de Moisés em Deuteronômio 33.29 – "Israel… um povo salvo". A plenitude dos gentios pode ser vista na bênção de Jacó a Efraim em Gênesis 48.19 – "… a plenitude dos gentios". (A frase em hebraico aqui: מלוא הגויים , é a mesma daquela usada em Romanos 11.25.)

O Apóstolo Paulo não “inventou” simplesmente esses conceitos. Os escritos de Paulo sobre Israel e as nações estão fundamentados nas Escrituras, voltando a Gênesis e Deuteronômio. O plano de Deus é consistente e sempre edifica sobre as etapas anteriores do início ao fim.


A Anunciação

Elhanan Ben Avraham

Uma das atrações principais neste outono no Museu de Israel tem sido uma rara obra prima de um dos maiores artistas do Renascimento italiano – Botticelli – 'A Anunciação'.  

BotticelliEsse mural com afrescos magníficos, pintado há muito tempo e muito longe daqui, em 1481, foi levado para as salas do Museu de Israel para ser visto pelo povo de Israel. É como se o anjo Gabriel tivesse vindo mais uma vez a Jerusalém para anunciar à virgem judia o nascimento do menino que seria conhecido como o Filho de Deus. 

Junto ao afresco estavam as palavras atemporais de Lucas, capítulo um, descrevendo a visitação, traduzidas para o hebraico e para o inglês. Eu observei enquanto os judeus, tanto religiosos quanto seculares, paravam e liam silenciosamente a anunciação, um lindo texto desconhecido para a maioria dos judeus, que nunca abriram as páginas do Novo Testamento. É o poder da Arte.

Contemplei com admiração a grande beleza do quadro, a expressão de compaixão, profundamente comovente, no rosto do anjo, a intensa emoção interior expressada na face e no gesto da virgem Maria, as delicadas harmonias de cor, a perspectiva dramática e a profundidade de composição singulares do mestre artista.


O Filho de Nadaf é Atacado

O padre grego-ortodoxo, Gabriel Nadaf, de Nazaré descreveu como ele e sua família têm recebido ameaças de morte, provocações e abusos verbais desde 2012, quando ele começou a convocar os cristãos árabes a se alistarem à IDF (Forças de Defesa de Israel) e a se integrarem à sociedade israelense. “Se quiser seguir pelo caminho certo, você sabe que irão incitar e atacá-lo, porém se não fizer isso – quem o fará?”
                                                                                                   
Na semana passada, o filho de Nadaf foi brutalmente atacado e hospitalizado. O primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, citou o ataque durante a reunião de gabinete no domingo, dizendo que Israel não vai tolerar ameaças de ataques físicos contra cristãos, muçulmanos e drusos que “desejem vincular o seu destino ao Estado de Israel e servir na IDF".

Ore conosco pela família de Nadaf; por proteção, pela recuperação do seu filho e para que outros se levantem e se posicionem junto a eles.


É uma Menina!

Estamos felizes em anunciar outro nascimento na nossa equipe do Revive. Na noite de sábado, Esther Gavriela Smilovici nasceu e foi recebida pelos pais orgulhosos, Jeremiah e Rachel. Esther nasceu prematura e pesando apenas 2 kg. Ore para que Esther cresça rapidamente, e pela recuperação de Rachel do prolongado trabalho de parto.


Do Mar Vermelho ao Mar Morto

O nível do Mar Morto tem abaixado nos últimos anos, à razão de quase um metro por ano. Na semana passada em Washington, um acordo foi assinado entre Israel, Jordânia e a Autoridade Palestina por um projeto ambicioso de compartilhamento de água. O plano inclui a construção de uma grande usina de dessalinização e um gasoduto de 180 quilômetros para bombear água do Mar Vermelho para o Mar Morto. Ao subir o nível de água do Mar Morto, provavelmente haverá uma explosão no turismo da região.

Mar Morto

Neve em Jerusalém

Geralmente, em Jerusalém cai uma ou duas vezes no ano apenas alguns centímetros de neve. Enquanto estamos escrevendo isso, estamos no meio da maior nevasca em Jerusalém registrada na história (últimos 70 anos). A neve chega à altura dos joelhos e continua a cair. Que bênção!



Snow

Voltar para artigos 2013