Voltar para Artigos


logo

©30 de junho 2012 Revive Israel Ministries

Itzhak Shamir, 1915-2012

Itzhak Shamir, ex-primeiro-ministro de Israel, faleceu neste sábado, dia 30 de junho de 2012. Shamir nasceu sob o nome de Yitzhak Yazeranitski, em 15 de outubro de 1915, em Rozhani, Polônia, onde seu pai serviu como o chefe da comunidade judaica na cidade. Shamir imigrou para Israel em 1935. O resto de sua família permaneceu na Polônia, onde foram assassinados durante o Holocausto.

Em Israel, Shamir se uniu aos movimentos de resistência de Etsel e Lehi. Junto desses, ele lutou contra o mandato britânico até a fundação do Estado de Israel. Em 1955, ele entrou no Mossad, sob a liderança de Israel Harel, e tornou-se um de seus melhores agentes secretos por 10 anos.
Em 1969, Shamir se afiliou ao partido Likud, liderado por Menachem Begin, e foi eleito ao Knesset em 1973. Ele serviu como primeiro-ministro de Israel em 1983 e no período entre 1986 e 1992. Durante seu mandato, ele presidiu o país durante a primeira Guerra do Golfo e a imigração de judeus etíopes na Operação Shlomo.

Em 1992, Shamir perdeu as eleições para Yitzhak Rabin e aposentou-se da vida pública em 1996. Seus últimos dias se passaram em uma clínica.


Terrorismo Incendiário em Jerusalém

Na terça-feira da semana passada, às 14h00, aviões bombeiros amarelos começaram a sobrevoar nossa casa. Dois incêndios florestais haviam se iniciado com uma diferença de 20 minutos, aparentemente com intenções criminosas. Um deles começou a apenas algumas centenas de metros ao sul de nossa casa, e o outro, a vários quilômetros para o oeste. Dava para sentir o cheiro da fumaça subindo. A boa notícia é que os bombeiros conseguiram controlar o fogo dentro de duas horas e meia.

A má notícia é que tem havido uma nova onda de terrorismo na área de Jerusalém com incêndios criminosos. Desde o começo da estação de calor, de maio até esta terceira semana de junho, houve impressionantes 1058 incêndios iniciados na cidade de Jerusalém e nas florestas ao redor. Estima-se que 70% desses incêndios foram propositais. Um bombeiro disse que isso não foi divulgado pela mídia porque parece politicamente “incorreto”.


Ás da Aviação ou Garota Maravilha

Nesta semana, A. recebeu uma condecoração na prestigiosa divisão de caças F-16 da Força Aérea Israelense. Contudo, A. é ela. Uma linda loura de 21 anos com brilhantes olhos azuis, feições delicadas e covinhas. Ela cresceu num bairro pobre de Afula, com sua mãe solteira lutando para sobreviver e mais cinco irmãos.

Na 2ª série, ela já era uma aluna cheia de energia, bem acima da média. Com seu desempenho, pôde pular uma série e seguir direto para a 4ª. A partir daí, ela começou a treinar boxe cinco vezes na semana, com o objetivo de competir nos Jogos Olímpicos. Mais tarde, foi contratada como modelo e fez bico sendo fotografada para propagandas e catálogos. (Porém, ela disse que a vida de modelo era superficial e que achava o boxe mais desafiador.)

No ensino médio, A. estudou física avançada (com crédito de curso superior) e ciência da computação. Ela completou o nível médio adiantada, aos 16 anos e, em vez de perder tempo, começou a estudar para sua graduação. Ela completou o grau de Bacharel antes de se alistar aos 18 anos. Em entrevista para um jornal (Yediot, 7 Dias, 29-06-2012), ela disse: “Quando vou para casa em licença, eu uso salto alto e saia. Mas acredite, quando estou junto aos outros soldados em uniforme, eles não veem A., a modelo. Eles veem A., a guerreira.”


Alto e Baixo

Por David Block

Uma árvore só pode alcançar a altura que a profundidade de suas raízes permitir. Vamos deixar que o Senhor aprofunde nossas raízes, levando-nos lá embaixo e nos plantando onde ele desejar? Você só pode subir o tanto que já desceu. Deus deseja nos promover. No entanto, ele frequentemente nos leva a um lugar bem baixo antes de nos elevar.

“Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz: a um abate, a outro exalta” (Sl 75.6-7).
“Para pôr os abatidos num lugar alto, e para que os enlutados se alegrem da maior ventura” (Jo 5.11).
“Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes” (Lc 1.52).
“Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação” (Tg 1.9).

Yeshua é nosso Mestre e Senhor. Ele é o melhor exemplo de como ser humilhado e, depois, exaltado. Ele nos mostra o caminho. Vamos segui-lo?

“Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em um jumento” (Mt 21.5).

Yeshua nos ensinou a ser mansos e humildes de coração (Mt 11.29). É necessário descer a um lugar baixo e saturar-se ali para se tornar semelhante a ele, antes que ele permita que seu plano comece a ser revelado. Esses lugares baixos nos moldam e nos transformam em quem nós somos nele. Deus está no processo de nos exaltar. Mas você só pode subir o mesmo tanto que já desceu.


Os Confins da Terra

De nossa pequena congregação (175 pessoas) em Jerusalém, Ahavat Yeshua, temos as seguintes pessoas, esta semana, em trabalho emissário de curto prazo: Michael M. e Dan J. nos Estados Unidos; Stuart W. e Herut na Índia; Or e Vered em Moçambique; Tal H. na Polônia; Ariel e Vered B. na China; dentre outros. Por favor, orem por eles. Vamos unir nossas forças para completar o mandato de Atos 1.8 de pregar o evangelho do reino desde Jerusalém até a Judeia e Samaria e os confins da Terra.


Revive Israel no YouTube!

Ao longo dos próximos meses, estaremos publicando (em inglês) os ensinamentos da visita recente de Asher aos Estados Unidos. A primeira palestra é: Living to Honor God (Vivendo para Honrar a Deus). Asher fala da importância de procurar honrar a Deus em tudo o que fazemos, vivendo para glorificá-lo minuto a minuto, independente da situação e, com isso, experimentando uma vida de fé.

Visite o link abaixo para conhecer nossa página pessoal no YouTube:
http://www.youtube.com/user/ReviveIsraelTV

Nós o encorajamos a enviar esse link para amigos e familiares. Por favor, ajude-nos a espalhar esses ensinamentos. Estão sendo disponibilizados gratuitamente. Aproveitem!


Voltar para artigos 2012