Voltar para Artigos


logo

Ministrando na Índia
©16 de Janeiro Por Revive Israel

Um Relato de Eddie Santoro

No natural, a Índia é uma país em transição. A nação está desenvolvendo rapidamente e há uma mistura quase chocante de lindos novos apartamentos e lojas junto a grandes áreas de pobreza e sujeira. O número de pessoas, carros, caminhões, riquixás, vacas, e de tudo que você possa imaginar nas ruas fazem que o cenário fique realmente caótico. Mas no espírito, há uma luz brilhando que está radiando a vida de Deus e está clareando mais e mais a cada dia. Nossa equipe sentiu que a Índia crente tem um chamado especial nestes últimos dias e que há um relacionamento especial do Reino sendo estabelecido no espíritual entre a Índia e Israel.

Nós ministramos em 22 reuniões durante nossos 12 dias nas duas cidades, e mais incontáveis momentos de ministração informal. Nós várias vezes começamos nas primeiras horas da manhã e terminamos tarde a noite. Todas as igrejas que visitamos estão experimentando crescimento rápido, e têm pelo menos três cultos no Domingo. Nós também ministramos algumas vezes em várias reuniões especiais nos feriados. Na noite de Natal, no Natal e na Virada do Ano e a cada Domingo, nossa primeira reunião era as 6 da manhã e para nossa surpreza, estas reuniões estavam cheias e não cabiam todos os crentes famintos!

Mesmo que estas pessoas preciosas geralmente sentam no chão por horas, elas ouvem intenssamente e adoram fervorasamente. Eles carregam dentro de si um nível de humildade e serviço que nós normalmente não encontramos no Oeste. As trevas da pobreza opressiva e a quantidade massiva de adoração demoníaca Hindú que os cerca realmente faz a presença de Deus um refúgio de vida para eles.

A Virada de Ano é uma grande celebração na Índia e a maioria das igrejas têm cultos que viram a noite toda. Nós voamos de Bangalore à Chennai na Sexta a tarde e o Pastor TD nos encontrou no aeroporto. A caminho de sua igreja nós paramos em três lugares para orar por várias famílias e negócios. Eles consideram uma grande benção receber oração de Israel. Mais tarde chegamos a igreja e encontramos 3000 pessoas amontoadas dentro de um porão, no salão da igreja, e no telhado. O Franklin, filho do TD, liderou a grande multidão em uma poderosa adoração que estava sendo derramada nas ruas desta cidade predominantemente Hindú. Eu não começei a pregar a palavra principal até por volta de 1:30 da manhã. Independemente das horas, todos ali ouviam intensamente a minha palavra; ninguém sequer converssava no fundo do salão! A noite incrível terminou com a Ceia do Senhor.

           Nós também fomos abençoados em poder participar do casamento de uma jovem mulher cuja família eu já visitei muitas vezes em minhas outras cinco viagens a Índia. Nós nos juntamos aos mais de dois mil convidados e no fim da cerimônia, eu cantei a benção Araõnica sobre o casal e a Jackie teve a grande honra de participar na muito significativa cerimônia indiana de cortar o bolo.

Muitas vezes, nós falamos sobre Israel e o seu relacionamento com a igreja e todas as vezes, a mensagem foi recebida com um comprometimento de orar por Israel e pelo Corpo ali. O povo Indiano crê que eles receberam o Evangelho através do apóstolo Tomé que veio a Índia e foi martirizado na cidade de Chennai. Eles reconhecem que ele era Judeu e estão animados nestes últimos dias de mais uma vez receber Judeus de Israel.

Esta foi a minha sexta viagem à Índia, mas foi a primeira vez que eu viajei como parte de uma equipe. Eu posso realmente entender porque Yeshua enviou os discípulos em equipes e não sozinhos. O Mati e Alex, e minha esposa Jackie, foram uma benção incrível. Juntos a eficácia no nosso tempo de ministração aumentou quando orávamos pelas reuniões, pelas pessoas e por nós mesmos. O Mati pregou várias mensagens completas e compartilhou em numerosas reuinões. E mais, nós nos colocamos como guardas espirituais de intercessão e oração para com o outro.

Uma das maiores bençãos que experimentamos foi ficarmos nas casas e tomar parte na vida de família destes três casais apostólicos com quem eu estabeleci uma conexão profunda e pessoal através dos anos. O TD, Kumar e Martin e suas famílias entregaram suas vidas inteiras para ver o Evangelho firmar raízes na Índia. Juntos, eles plantaram mais de 100 igrejas e cada uma delas foi estabelecida em áreas onde antes não haviam crentes. Eles levaram luz a dezenas de milhares de pessoas, levantaram um geração poderosa de líderes e o fruto de seus esforços estão multiplicando rapidamente.

Para terminar, nós queremos agredecer todos vocês que oraram por nós durante este tempo. Foi muito encorajador saber que fomos com suas orações continuamente no cercando. Apesar da intensidade de tudo que fizemos, nós sempre sentimos esta cobertura de oração. A graça de Deus fluiu sobre nós e através de nós  e nossos corações foram continuamente cheios com muito amor por esse povo. Nós estamos tão gratos de poder ter feito esta viagem. Nós cremos que os propósitos de Deus foram cumpridos e que veremos uma colheita poderosa de frutos para Seu reino.

Pedidos de Oração

Por favor, esteja orando por Asher, Betty e A. que estão ministrando na Dinamarca.

Também, um querido amigo nosso estará em Alexandria, Egito nesta semana ministrando a Igreja Copta que foi vítima de uma bomba terrorista durante a reunião de oração da Virada de Ano algumas semana atrás. Ele foi enviado com uma oferta de amor e uma carta de encorajamento da Comunidade Messiânica aqui em Jerusalém.


De nuevo a los artículos de 2011