Voltar para Artigos


logo

Atualizações
©18 de julho de 2010 Por Asher Intrater

Um Casamento!

Nesta Quinta-feira, dia 22 de Julho, é a data do casamento de um querido amigo e participante da equipe Revive Israel. Estarão presentes muitos da família e amigos que ainda não receberam Yeshua como o Messias e nós estamos orando que eles sejam abençoados pela presença do Espírito Santo nesta maravilhosa declaração pública do casal de amor e aliança perante ao Senhor.

Katzir

A conferência Katzir continua a caminhar enquanto muitos dos jovens Israelitas participando estão apaixonados e com fome por um encontro com o Senhor e muitos outros se encontram com Ele pela primeira vez. Asher pregou na conferência esta semana.  Nós estamos orando que o Senhor derrame o Seu Espírito sobre os jovens desta nação enquanto esta geração  se levanta para assumir seu lugar no corpo de Yeshua.

O Novo Livro de Asher

Após um longo hiato, o Asher escreveu um novo livro! Seu trabalho mais recente está nos estágios finais de edição e está próximo do término. Nós estamos orando que a mensagem poderosa deste livro impacte aqueles que irão ler-lo. Nós incluímos um pequeno trecho abaixo para que você tenha uma idéia do tópico.

Quem Almoçou com Abraão?

Por Asher Intrater

Chapter 1

Capítulo 1

Umas das crenças populares do Judaísmo é que é impossível ver a Deus. Começando do décimo terceiro princípio fundamental da fé do Ramban e o hino de uma oração popular “Yigdal”, nós encontramos as palavras:

אין לו דמות הגוף ואין לו גוף

“Deus não tem forma de corpo e não tem corpo.”

Este entendimento é também derivado de Deuteronômio 4:12 -

Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma.

וידבר יהוה אליכם מתוך האש קול דברים אתם שומעים ותמונה אינכם רואים זולתי קול .

(דברים ד ':11)

Entretanto, este versículo não diz que Deus não tem uma forma. Diz que o povo no Sinai não viu nenhuma forma. Este versículo em contexto não está fazendo uma declaração sobre a visibilidade de Deus. É uma advertência contra o fazer imagens e adoração a ídolos (versículos 15 – 23).

A crença de que é impossível ver Deus é parcialmente verdadeira e parcialmente não verdadeira. A invisibilidade de Deus também é reafirmada na Nova Aliança:

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus…

João 5:37 – Vocês não viram a Sua forma

João 6:46 – Não que alguém tenha visto o Pai

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível

I Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno…invisível

I Timóteo 6:16 – Homem algum jamais O viu, nem é capaz de ver

I João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus…

I João 4:20 - …amar a Deus a quem não vê

Com todos estes versículos, é fácil entender porque pessoas pensam que é impossível ver Deus. Porém, quando analisamos o contexto, uma nova visão aparece. O fato que as pessoas normalmente não vêem a Deus não significa que Ele não pode ser visto. Então, devido a nossa condição caída, nós não podemos ver Ele, e se nós víssemos Deus na totalidade do Seu poder, isto nos mataria (Êxodo 33:20). Nós lidaremos com esta diferença mais profundamente na parte dois.

De um lado é impossível ver a Deus. Do outro lado, nossos patriarcas e profetas viram “Alguém” de vez em quando. Abraão viu este “Alguém” em diversas ocasiões:

Gênesis 12:7 – Então YAVEH apareceu a Abraão...

ויירא יהוה אל-אברם...

Gênesis 15:1 – A palavra – YAVEH veio a Abraão em uma visão

היה דבר-יהוה אל-אברם במחזה

Gênesis 17:1 – YAVEH apareceu a Abraão

ויירא יהוה אל-אברם

Gênesis 18:1 – Então YAVEH apareceu a ele nos carvalhais de Manre

ויירא אליו יהוה באלוני ממרא

Nos versos acima a palavra “apareceu” em Hebraico é a forma passiva do verbo “ver.” Isto claramente significa que Abraão viu alguma coisa, e poderia ser traduzido como “foi visto por Abraâo.”

Nas primeiras três descrições nós não temos nenhuma descrição de quem ou o que Abraão viu. Porém, no capítulo 18, a descrição é bem detalhada e específica. Professores de universidades e comentaristas que são rabis vão a grandes distâncias para explicar que este capítulo não pode ser levado para o lado literal ou simples do significado (פשט ). Mas o texto é explícito e bastante físico no detalhe da descrição.

A verdade desconcertante e inescapável é: o próprio YAVEH veio visitar Abraão na forma de um humano. Ele almoça com ele e eles juntos conversam sobre um alguns assuntos importantes, da gravidez vindoura de Sara até a destruição pendente de Sodoma. (Por favor, tome alguns minutos para ler o capítulo de Gênesis 18 inteiro e depois acompanhe na sua Bíblia enquanto o analisamos.)