Voltar para Artigos


logo

"Montado em Jumento e em uma Nuvem"

- As duas vindas do Messias Segundo Zacarias e Daniel

©30 de junho de 2010 Por Tal Robin, Sahar S., and Asher Intrater

Uma das mais comuns e razoáveis perguntas que os Judeus tem em relação ao evangelho é: Se Yeshua (Jesus) é o Messias, onde está o reino de paz e prosperidade que fora prometido a Israel? A resposta que o reino de Deus vem em estágios é clara (Mateus 13:24-33, Marcos 4:26-32); o reino primeiro precisa vir para dentro dos corações dos homens, então sim o reino manifestará para fora (Lucas 17:20-25). A ideia que o reino vem em estágios pode ser visto antes da Nova Aliança na história de Israel desde a familia de Abraão até o reino de Davi e Salomão.

Os três maiores estágios do reino são:

  1. Morte e ressurreição do Messias
  2. A mensagem do reino pregada a todas as nações
  3. O estabelecimento do reino Messiânico na terra.

Estes três estágios são descritos em Lucas 22:26, 46-47, Atos 1:6-8, Atos 26.22-23.

Por que estes três estágios são necessários?

  1. Sem a morte remidora do Messias, não haveria perdão pelos pecados.
  2. Sem a ressurreição do Messias, não haveria vida eterna.
  3. Sem uma mensagem de paz oferecida as nações, não haveria com quem estabelecer paz.

Para que estes estágios aconteçam, o Messias precisa vir duas vezes: primeiro pela graça e para salvação, e segundo para estabelecer o reino de justiça e paz.

Infelismente, a maioria dos Judeus tem a impressão de que a ideia de duas vindas é uma invenção por parte de Gentios estrangeiros e não parte da fé original Judáica. Esta impressão não é verdade. As duas vindas do Messias são descritas em 1) Zacarias (em humildade) e 2) Daniel (em glória).

A primeira vez o Messias viria em cima de um jumento com o propósito de salvação.

Zacarias 9:9
Eis aí te vem o teu Rei, Ele é justo e tem salvação, humilde e montado em jumento...

Na segunda vinda, o Messias apareçe em uma nuvem de glória e poder.

Daniel 7:13
E eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homen, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e O fizeram chegar até Ele. Foi-Lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O adorassem.

Um pode argumentar: “Esta é simplesmente a sua interpretação Messiânica. Nenhum rabi concordaria com você.” Entretanto, o Talmude também reconheçe que estas passagens em Zacarias e Daniel descrevem duas vindas do Messias.

Sanhedrin 98, folha A –
R. Joshua colocou em oposição dois versículos: está escrito: “E eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homen,” enquanto em outro lugar está escrito, “Eis que o teu Rei vem humilde e montado em jumento.” Se eles fossem louváveis, ele virá com as nuvens do céus. Se eles não fossem louváveis, então ele virá em humildade e montado em jumento.

O Rabi Joshua disse que as duas passagens de Daniel e Zacarias falam sobre a vinda do Messias. Ele disse lá que há possíveis contradições entre as duas. Ele resolveu a contradição dizendo que se o povo de Israel fosse justo e digno, então o Messias viria em glória como descrito em Daniel. Mas se ao contrário, eles não fossem dignos, então o Messias viria em humildade, como descrito em Zacarias.

bvio que a gerao logo antes da destruio do Segundo Templo em 70 d.c. NO era justa. Portanto (continuando com a lgica do Rabi Joshua), o Messias naquela gerao teria que ter vindo como est escrito em Zacarias.

Enquanto a maioria dos rabis diriam hoje que não acreditam que Yeshua é o Messias, e que estas passagens não falam de duas vinda, mas de duas diferentes opções para uma vinda do Messias, ainda é fato que o Talmude concorda que ambas as passagens em Zacarias e Daniel descrevem a vinda do Messias; que as duas passagens são diferentes uma da outra; e que as duas precisam ser reconciliadas de alguma forma.

A “nova” revelação da Nova Aliança é que as passagens em Daniel e Zacarias falam de duas aparições separads de um messias, e não de duas alternativas para uma vinda. Não existem duas opções, nem dois messias. Há um Messias. Seu nome é Yeshua. Ele vem duas vezes, do jeito que foi profetizado pelos profetas Hebraicos.


Atualizações

Anúncio Especial!

Odeliah Intrater, a esposa de Yeheskel, deu a luz neste Domingo dia 27 de Junho no hospital Hadassah no Monte Scopus em Jerusalém a uma menininha doce, saudável, linda, de cabelos escuros, olhos de cor azul, e com 3,7 kg – Leeshai Talya. Em Hebraico, Leeshai significa “Um presente para mim” e Talya significa “Orvalho do Senhor”. O nome talya foi também dado em memória à mãe de Asher, Natalie. Leeshai Talya é a primeira neta de Asher e Betty.


Aliança Messiânica Judaica da América

Por favor, ore pela conferência annual MJAA em Grantham, Pensilvânia. Que o Senhor possa abençoar esta conferência com adoração, ensino, unidade, poder, prosperidade, diversão e comunhão!
Voltar para Artigos 2010