Imprima Esta Página | Página Inicial | Voltar para Artigos

logo

Jejum de Ester
©6 de março 2011 Asher Intrater

Nós gostaríamos de te convidar, nosso querido amigo em cada nação, tribo e língua, para se unir a nós em um dia de oração, jejum e intercessão de acordo com o jejum de Ester. Você pode orar sozinho, ou patrocinar uma reunião de oração, ou mobilizar sua igreja, congregação Messiânica ou organização de oração para se unir a nós.

O jejum bíblico durou três dias. O jejum Judaico tradicional deste ano é de um dia, a partir do por do sol na Quarta, 16 de Março até o por do sol na Quinta, 17 de Março. Sua participação envolverá três aspectos:

  1. Pública das Escrituras – leia em voz alta, como uma declaração devocional e uma proclamação profética, estas três passagens:
    1. Ester capítulos 3 e 4
    2. Zacarias 12:2-3, 6-10; 13:1, 8-9; 14:1-9
    3. Romanos 9:1-5; 10:1-2; 11:1-29
  1. Jejum – pelo menos as 24 horas, de um por do sol ao próximo, bebendo somente água (com exceção é claro para aqueles com situações especiais). Para aqueles que têm o desejo e a habilidade, nós te convidamos a jejuar os três dias completos, de acordo com Ester 4:16.
  1. Oração – interceder de acordo com os temas do livro de Ester, e de enfatizar pelo menos estas 7 direções específicas de oração:
    1. Salvação dos povos Mulçumanos
    2. Salvação do povo Judeu
    3. Reconciliação entre os Judeus e Árabes através de Yeshua
    4. Amarrando espíritos de Anti-Semitismo ao redor do mundo
    5. Fortalecendo o remanescente Messiânico local em Israel
    6. Por direcionamento aos líderes de governo em Israel e nas nações
    7. Preparando a Igreja para se colocar vitoriosa nos eventos do fim dos dias que levam até a Segunda Vinda

Lendo a Bíblia

A Bíblia foi escrita por homens debaixo da inspiração do Espírito Santo (II Timóteo 3:16, II Pedro 1:20). Então, existem dois níveis pela qual lemos a Bíblia: o contexto histórico humano e a mensagem espiritual universal.

Os homens que escreveram a Bíblia tinham personalidades diferentes e viveram em gerações diferentes. Quando um lê a Bíblia somente em uma perspectiva humana, ele só vê as diferenças, e as passagens parecem entrar em conflito. O mundo acadêmico secular olha somente para o lado humano, e por isso, concluí que existem pontos de vista totalmente contraditórios. Algumas universidades ensinam que havia quatro documentos diferentes que comprometem o Torá e três documentos diferentes em Isaías.

Entretanto, quanto mais um entende a inspiração do Espírito Santo, mais o tema unido das escrituras se torna aparente. Eu tenho meditado nas escrituras diariamente por mais de trinta anos. Cada ano eu me torno mais e mais consciente de como as peças se encaixam e que há um plano consistente de Deus desde o começo até o fim.

De fato, Deus tinha todo o plano das escrituras em mente antes mesmo do primeiro versículo ser escrito. Frequentemente escritores de ação fictícia moderna desenvolvem muitos planos secundários dentro da estória; no final todos os detalhes se encaixam formando um pedaço. Os pedaços se encaixam de repente em um final surpreendente e emocionante.

Existem muitos planos secundários dentro do plano do reino de Deus que vão desde um lado das escrituras até o outro. Quando nós finalmente enxergarmos o plano inteiro, todos os pedaços irão se encaixar. As fases finais do reino de Deus também têm uma surpresa emocionante que se encaixa de repente no fim.

Existe uma consistência perfeita na Velha Aliança até a Nova.  Desde as primeiras frases de Gênesis, Deus tinha em mente o final que vemos no livro de Apocalipse. As passagens da Lei e dos Profetas em relação a história de Israel, o sacerdócio e o reino Davídico estão todos escritos na Bíblia de propósito. Eles refletem o plano espiritual maior, e todos se encaixam, mesmo que não seja aparente de cara.

As passagens da  Velha Aliança preparam o caminho para os evangelhos. Figuras da mensagem do evangelho podem ser encontradas na Lei e nos Profetas. Isso é claro para qualquer um que lê os evangelhos e a Velha Aliança. Uma razão que isso é claro é que o cumprimento da Lei e dos Profetas são descritos nos evangelhos.

Contudo, Yeshua vem duas vezes. O cumprimento das passagens da Velha Aliança na Segunda Vinda não é tão aparente para os Judeus e nem aos Cristãos. Na nossa geração nós estamos começando a ver como a história antiga de Israel, as profecias e o sacerdócio contêm figuras do fim dos dias e da Segunda Vinda de Yeshua.

A perseguição dos santos (particularmente dos Judeus Messiânicos pelos Judeus religiosos) pode ser visto nos ataques do Rei Saul ao futuro Rei Davi. O reino Milenal é prenunciado no reino de Salomão. O anti-semitismo e o governo maligno do anti-Cristo podem ser visto nas obras de Hamã no livro de Ester. As antigas festas de Israel contêm sinais que apontam para a Segunda Vinda.

Nosso dia de jejum de Ester é planejado parcialmente na revelação que o livro de Ester não só descreve um evento histórico no quinto século A.C., mas também contém uma parábola profética do fim dos dias. Enquanto lemos a Bíblia nestes últimos dias, vamos ser encorajados em saber que tudo que está acontecendo agora já foi visto, planejado e escrito nas escrituras antigas.


Breves Pedidos de Oração

  1. Programa de Televisão – o documentário sobre os Judeus Messiânicos ainda está planejado para ir ao ar logo, mas está sendo atacado. Por favor, ore para que ele vá ao ar.
  1. Haya TV – pelos nossos queridos amigos nesta equipe internacional de divulgação do evangelho aos Mulçumanos. Ore pela proteção dos diretores deste canal.
  1. YadHashmonah – pelos nossos queridos amigos neste kibutz Messiânico único aos pés dos morros da Judéia. Ore por sucesso em todos os projetos deles: jardim bíblico, hotel, projetos de habitação, parque industrial, e aliança conosco.

De nuevo a los artículos de 2011

Por favor ORE pela continuidade do nosso ministério em Israel que inclui evangelismo do povo local, a implantação de congregações messiânicas, um centro de treinamento para discípulos, ministração contínua ao Senhor com louvor e oração profética em hebraico e assistência financeira para os necessitados.